Finanças · Organização das Finanças

Como eliminar suas dívidas? – Primeiros Passos

Lembra do último post sobre finanças, sobre aquelas duas listinhas? Uma do mês, para anotar tudo o que você gasta e a outra com todas as suas dívidas?

Então, agora que você tem essas duas listas em mãos o que fazer com elas?

oc paper burning

Calma, ainda não. Quando acabarmos com ela, ai sim!

Para quitar dívidas precisamos atacar em duas frentes: cortar gastos e negociar as dívidas.

O que você faz com aquela lista do mês, de para onde foi o seu salário é  ver onde cortar os gastos que fogem do essencial – investimento em saúde, água e luz, aluguel, gás e comida são essenciais, o resto dá-se um jeito 😉

Como saber que cortes fazer?

movie winona ryder kim tim burton bill

Prioridades! Você deve ter atenção às prioridades!  Coisas que não fazem parte do pacote essencial. Pense naquela assinatura de TV, revista, jornal etc. São coisas que você vai cortar por um tempo, até que suas dívidas estejam eliminadas!

Planejando o ataque contra as suas dívidas:

Agora que você tem listado tudo o que deve, reorganize elas por ordem de ataque. As mais caras serão atacadas primeiro. E o que são as dívidas caras? Aquelas que tem mais juros!

Depois de reorganizar a lista você terá 4 opções, por ordem:

1ª Renegociar com o credor; Vá direto na loja, banco ou pessoa que você deve e renegocie. Reparcele, dê uma entrada. Veja o que ficar melhor para você. Mas já vá com propostas prontas.

2ª Quitar – Vender algo de valor ou pegar um empréstimo com alguém ou algum banco – mas cuidado! Ao fazer empréstimo veja onde tem o menor juro.

 Não deu certo nem a primeira e nem a segunda opção? Então parta para a penúltima tentativa: Venda sua dívida para outra instituição com juros menores. Geralmente isso acontece com dívidas de cheque e cartão de crédito.

4ª Chute o balde. É sua última escolha. Pare de pagar a dívida e espere o credor vir atrás com propostas de renegociação de dívida.

No final de tudo teremos dívidas renegociadas, quitadas ou vendidas – tudo dentro no seu orçamento – e cortes necessários que podem fazer sobrar um bom dinheiro no final do mês e você investir ele, ou começar a fazer sua reserva de emergência 😉

Dicas dadas, agora parta para a ação! Acabe com suas dívidas!

Até a próxima!

Deixe um comentário